Oficina Assprom: Arte, Corpo e Movimento

Para começar o primeiro semestre de 2018, a equipe do Educomunidade visitou a ASSPROM (Associação Profissionalizante do Menor) para conversar com os alunos sobre “Arte, Corpo e Movimento”. A oficina foi ministrada por Ingrid e Warley, contando, também, com a ajuda de Larissa para fazer o registro das atividades.
Em primeiro momento, foi uma conversa mais descontraída, a fim de buscarmos o que os alunos entendem por Arte. As respostas foram incríveis, entre elas: “A arte é uma forma de se expressar, de se comunicar, e, também, de se manifestar”. Foi bastante trabalhada a interação entre os alunos e os aplicadores da oficina, sempre em busca da troca de conhecimentos, o que funcionou muito bem!
Focando em pequenos detalhes, a oficina despertou nos alunos um olhar novo sobre o cotidiano, além de abordar variadas áreas de expressão artística, como a visual, a plástica e a cênica. O movimento também foi um assunto pontual, visto que a arte nunca está parada e mesmo feita em outra época continua atual e constante, como, por exemplo, o filme "tempos modernos" estrelado por Charles Chaplin. Além disso, o valor da arte inserido na mídia foi questionado na oficina, como as marcas estão mudando em função do que a sociedade quer, como a arte ajuda a moldar as marcas e a importância da representação do corpo e sua postura na publicidade.
Para finalizar a oficina, foi feita uma atividade pelos alunos, a qual tinha como objetivo, por meio de recorte de revistas, aplicar o que eles entenderam sobre o conteúdo, e foi muito produtivo. Essa conversa foi gratificante por ambas as partes: alunos e equipe. “Foi muito legal a oficina. Pude aprender mais sobre a arte e suas relações e agora posso aplicar esse conhecimento na criação de meus poemas”, disse Otávio, aluno da Assprom.
Texto: Ingrid Lelis e Larissa Vasconcelos
Orientação: Ana Rosa Vidigal

Deixe um comentário