Tema da redação do Enem 2018

Algo comum a todos que acessam a internet e a relevância do assunto em nosso cotidiano.

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem na edição de 2018. Ainda que em oculto, pois muitos não têm este tipo de conhecimento, termos como algoritmos , trending topics e big data fazem parte do dia-a-dia dos internautas. Este assunto é de extrema relevância nos dias de hoje, vivemos na era do mundo digital onde as máquinas assumem o papel do homem. Assim como a luneta é extensão dos olhos, havemos de dizer que as mídias são extensões do nosso corpo.
Segundo dados do IBGE em matéria publicada no site de notícias G1 em fevereiro deste ano, o Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que corresponde a 64,7% de toda a população brasileira. Isto quer dizer que mais da metade dos brasileiros estão expostos a rede, ou seja, toda interação pressupõe que o usuário produza informações para o sistema e que no mesmo segundo se transformará em uma espécie de customização de perfil, onde os interesses dos usuários são armazenados no sistema e o conteúdo a ser acessado a partir deste momento será sempre de acordo com suas preferências.
As manipulações são decorrentes deste processo de identificação dos interesses de cada usuário, em meio a isso a máquina decide o que deve ser consumido e não mais o próprio internauta. Essas “Identidades culturais” formuladas pela máquina limitam a busca e o acesso à informações de maior importância a determinada pessoa. Diante disso, devemos estar atentos a tudo que clicamos e a tudo que está exposto na internet, pois podemos ser vítimas de nossas próprias ações.

Deixe um comentário